quinta-feira, 17 de março de 2011

Abuse arte ( projeto de como criar um globo)

                    Usando uma bola de isopor e o planisfério que reproduzimos ao lado é possível produzir um globo terrestre bem parecido com os disponíveis no mercado. Durante a produção, nós ficamos  alertados para o fato de que a correspondência entre globo e mapa não é perfeita. O formato das regiões próximas ao Equador são bastante precisas no papel, mas as que ficam perto dos pólos, como a Groenlândia, aparecem um pouco distorcidas. 

             Depois ter pegar a bola de isopor percebemos,  que  estudar temas como coordenadas geográficas, pontos cardeais, localização de continentes, hemisférios, movimentos de rotação e translação ou as estações do ano. "



  Material necessário


fotocópia de molde do planisfério ampliada em 300%


bola de isopor


canetas hidrocor para desenhar la bola ,


tintas acrílicas Premium e tinta látex , pois são resistentes, para pintar


alfinetes e palitos para fazer umas contornos e pequenos atos relevos.


Com muito cuidado , uma pessoa vai segurando e outra pintado , cuidado com alguns desvios e vai dando a qualidade de relevos na mesma hora , pois essa tinta supera a secamento rápido , mas não muita né , lógico !

 resultados 


Elementos de um mapa

Um Mapa contém vários elementos. Os principais são:titulo, símbolos ou convenções, escala, indicador de direção e linhas( paralelos e meridianos).

-  Título e Símbolos : o titulo é o nome do mapa, normalmente aquilo ele retrata.
  os símbolos são as convenções cartográficas, isto é, desenhos especiais, como uma bola preta, uma bola menor hachurrada, um triângulo verde ou um pequeno avião, que representam determinados fenômenos que foram mapeados, como uma cidade grande, uma cidade média, um parque ou um aeroporto.
 o significado de cada símbolo, ou convenção cartográfica, utilizando no mapa encontra-se ao lado(embaixo)
dele , na legenda , que é a explicação do significado de cada símbolo do mapa.
 - Escala :é a proporção ou relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa. e evidente que o mapa é sempre uma representação que diminui bastante o tamanho da area mapeada, fato que nos permite visualizador, isto é, ter uma ideia de conjunto, perceber melhor as relações entre os inúmeros lugares.
existem as escalas grafica e numérica, e uma boa parte dos mapas apresenta as duas.



- Linhas : as linhas , em geral, os mapas apresentam são paralelos e meridianos , linhas imaginarias que permitem localizar com precisão qualquer ponto na superfície terrestre a partir da sua latitude e da sua longitude. os paralelos são linhas, que cortam o globo terrestre paralelamente ao equador.

- coordenadas Geográficas: são os paralelos e os meridianos, estabeleram-se as coordenadas geograficas, que são a latitude e longitude.
LATITUDE = Distância medida em graus de qualquer ponto da terra até a linha do equador

LONGITUDE = Também é uma medida em graus, de uma distância de um ponto qualquer da terra a um meridiano (que se torna ponto inicial da medida)
São as coordenadas x-y de localização usadas por satélites. 

Um BREVE Histórico de um mapa !

o mapa é um instrumento útil para todos os povos, pois ajuda-os a se localizarem, a mostrar como é uma região ou indicador um caminho.
Como Se Faz um Mapa ?
para elaborar um mapa , em primeiro lugar é necessário ter informações sobre a area a ser mapeada e os fenomenos a representar: fronteiras entre países, distribuiçãoda população, indústrias, tipos de relevos.
...

Geografia

                    Geografia : vem das palavras gregas "geo" e "graphos" significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.

A superfície da Terra é a camada do planeta de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.

Surgida na Grécia antiga o estudo da superfície da Terra se perdeu no mundo cristão junto com o conhecimento grego na Idade Média, ressurgindo com o renascimento e os grandes exploradores do século XIV e XV. Dadas todas as possibilidades de estudo, a geografia é hoje uma disciplina extremamente complexa e está dividida em inúmeras áreas especializadas:


Geografia Social
Estuda a mudança na distribuição espacial de pessoas e sua atividades, além da interação destas com seu ambiente. A geografia social empresta muito das ciências sociais, mas é especialmente preocupada com descrições e análises de distribuição espacial.


Geografia Física
Estuda as condições naturais e seus processos como ocorrem na superfície da Terra, as formas espaciais resultantes são objeto de várias subdisciplinas.

Mapa mundi


AQUI MOSTRA A RELAÇÃO DE UM MAPA.
SEUS CONTINENTES E ESCALAS

O dia em que a terra quase parou (...)

Essa noite eu tive um sonho de sonhador.
Maluco que sou, eu sonhei.
Com o dia em que a terra quase parou
foi assim .

No dia em que todas as pessoas
do planeta inteiro
resolveram que ninguém ir sair de casa,
como que se fosse combinado em todo o planeta.
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém.
o empregado não saiu pro seu trabalho,
pois sabia que o patrão tanbém não tava lá.
dona de csa nao saiu pra comprar pão , pois sabia que o padeiro tamém não tava lá.
[...]
No dia em que a terra quase parou,
E nas igrejas nem um sino a badalar, pois sabiam que os fiés também não tavam lá
E os fiés não saíram pra rezar.
pois sabiam que o padre também não tava lá
E o aluno não saiu pra estudar, pois sabia que o professor também não tava lá.
E o professor não saiu pra lecionar, pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar
No dia em que a terra quase parou [...]

Cartografia

: O que são mapas ?

Os mapas estão presentes em nosso cotidiano e são muitos úteis, por exemplo:para encontrar uma rua que voce
não conhece ; para descobrir onde se localiza uma cidade ou um estado durante uma viagem; para conhecer qual o caminho mais curto para chegar a determinado lugar !
O mapa representa uma area geográfica e a superfície da terra e representa a parte e a localização de uma
região.

Curiosidades

VOCE SABIA ?

- Terra: seu diâmetro é de 12 756 km. sua atmosfera é composta por nitrogênio(77%), oxigênio(21%),
e outros compostos(cerca de 2%).
distancia média em relação ao sol: 150 milhões de km.
- os planetas não giram ao redor do sol, enfileirados no espaço.
ao traçarem suas órbitas ligeiramente elípticas, os planetas giram todos
ao mesmo sentido, no entanto, a velocidade diminui á medida que se afastam
do sol.
- a PALAVRA planeta é de origem grega e significa: 'errante', isto é, o que vagueia, o que não
tem lugar fixo. esse nome foi dado a esses astros porque eles , em relação as estrelas, que parecem fixas, periodicamente, mudam de lugar.
- há duas teorias mais aceitas que explicam a origem da lua, nosso satélite natural, uma afirma que ela se formou no mesmo momento em que a terra; outra depende de um pedaço do nosso planeta que teria sido arrancando pelo impacto de um meteoro
- estima-se que a terra tenha cerca de 5 bilhões de anos. ela é originária da mesma nebulosa solar de onde se formou o nosso sistema.